Como emitir uma nota fiscal de estorno.

Normalmente, o cancelamento regular da NF-e deve ser feito em até 24 horas (prazo este que pode variar de acordo com as normas de cada estado), sendo assim, a legislação de alguns estados determina que, quando uma nota fiscal precisa ser cancelada após o prazo regular, a emissão da NF-e de Estorno deverá ser realizada.


 Para cadastrar uma nota de estorno acesse o retaguarda > notas fiscais



Clique no botão novo


 Na seguinte tela, 
No campo operação selecione Estorno de NF-e  em seguida clique no botão “manual”



 

 

 

 

 


 Na próxima tela, clique na aba de “documentos referenciados”, marque a opção Nota Fiscal, preencha o campo “número do documento” com o número da nota a ser estornada e tecle "Enter". O sistema vai incluir a nota fiscal na lista de notas referenciadas e adicionar os produtos na aba "Itens da nota".






Na aba “Cabeçalho” preencha os seguintes campos conforme a imagem abaixo:

Emissão: Própria
Tipo: Entrada ou Saída
Movimenta estoque: Sim
Finalidade: NF-e de ajuste

 
Para emitir uma nota fiscal corretamente, é fundamental que os dados do emitente e do destinatário estejam preenchidos com precisão.

Nos grupos “Emitente da nota fiscal” e “Destinatário da nota fiscal” deve ser usado as informações da filial que emitiu a nota que será estornada.

Para facilitar o preenchimento desses campos, é possível utilizar a opção “usar dados da loja”, que automaticamente preenche os campos do emitente e do destinatário com as informações da loja. Essa opção é uma maneira prática e rápida de garantir que a nota fiscal seja emitida com as informações corretas e sem erros.


 

 

Ao realizar um estorno de nota fiscal, é importante informar a justificativa desse cancelamento nas "Informações Adicionais”. Para realizar esse procedimento, clique na aba “Informações adicionais” e notifique o motivo do estorno da nota.


 

A SEFAZ determina que o estorno de uma NF-e deve ser realizado com o uso de códigos CFOP inversos aos da NF-e original. Isso ocorre para garantir que a operação esteja corretamente registrada e que os impostos correspondentes sejam recolhidos corretamente.
 
Portanto, é importante verificar as normas tributárias de cada estado e utilizar os códigos CFOP corretos ao realizar o estorno de uma NF-e.

Portanto, é preciso editar todos os itens da nota fiscal e alterar as informações de CFOP de cada um deles. Para fazer isso clique na aba “itens da nota” e clique duas vezes no item que deseja corrigir

  
 

No campo “CFOP” selecione a operação correta (Neste caso deve ser informado o CFOP que indique a operação contrária ao que foi utilizado na nota fiscal estornada).

 Clique em “Salvar item”.

 

Repita o procedimento acima para todos os itens da nota.



Após as devidas correções, basta clicar em “Salvar nota Fiscal”

 

 

Na sequência, busque a nota no sistema para realizar a emissão.

Ainda no Retaguarda>Notas fiscais, clique no botão "pesquisar":
Em status selecione a opção "Aguardando emissão" + "Procurar"

Clique em “emitir nota fiscal” para concluir a emissão.
 


Atualizado em 23/04/2024
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.